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Colaboradores

Valmir Flores

Formação: MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Com mais de duas décadas de vivência em função gerencial e diretoria na área comercial, destacada atuação no segmento de bens de consumo junto a Redes de Supermercados, Varejo e Distribuidores. De carreira marcante foi responsável por: planejamento estratégico regional e nacional, implantação de políticas de comercialização; negociações comerciais; desenvolvimento de novos mercados; treinamento e desenvolvimento de equipes comerciais (diretas e indiretas – distribuidores). Atuou diretamente em Grandes Empresa Nacionais e Multinacionais. Desenvolveu o Método denominado A EQUAÇÃO: Motivação + Planejamento + Entusiasmo + Realização = ? (resultado que desejar). Atualmente escreve um Livro sobre este método. Atuou como Professor no Colégio Objetivo em Ribeirão Preto e atualmente Leciona as Disciplinas de Administração Aplicada, Gestão e Estratégica de Vendas e Orienta TCC na Faculdade Novos Horizontes e também Leciona a disciplina de Negociação na PÓS ADM. na IBS/FGV em Belo Horizonte. Já desenvolveu treinamentos em inúmeras empresas, como: Unilever, General Mills, Kibon, SKOL, Café Ferrero, Aloés, Temperos Pirata, VILMA, Savegnago, Prefeitura Ribeirão Preto, Botafogo F.C., GIMENES, Coopercitrus, Minasmix, NovaPan, FAC Distrib., DEX Distrib. Decisão, INFRAERO, GOODYEAR, GRUPO ARAUJO SUPERMERCADOS, Grupo Apoio/Supernosso, Distrib Nº1. Diretor Sócio da Alicere Treinamento e Gestão Empresarial.

Angela Ramalho Patto

Formação: Mestre em administração pela Faculdade de Pedro Leopoldo, graduada em letras pelo Instituto Superior de Ciências de Lavras, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing pelo IEC-PUC/MG

Instrutora de cursos de vendas e marketing, Consultora na área de vendas e marketing em pequenas e médias empresas. Desenvolvimento de projetos de marketing de relacionamento e Planejamento de Marketing, gerenciamento de equipes de vendas (telemarketing e balcão), com aplicação de modernas ferramentas. Professora de marketing das Faculdades, PUC-MG, FATEC, Faculdades Estácio de Sá e Faculdade Promove e da Pós Graduação na PUC, FATEC e Faculdade Pedro Leopoldo. Diretora Sócia da Alicere Treinamento e Gestão Empresarial.

Claudia Menezes

Formação: Pós-graduada em Gestão de Negócios, formada em Marketing, Practitioner em PNL e especialista em Coach

Sócia- proprietária da Impacto Consultoria LTDA. Atua como orientadora e professora na faculdade IBHES FACEMG, presta consultoria empresarial, ministra cursos para formação de coaches e palestras. Consultura Parceira da Alicere Treinamentos e Gestão Empresarial

Lawrence Machado

Formação: Economista, MBA em Finanças Corporativas

Sócio Diretor da Caule Consultoria Empresarial com atuação em diversas empresas com mais de 09 anos de atuação; Perito em Finanças; Consultor na área de Projetos: Estudo, Elaboração e Análise de Viabilidade Econômica e Financeira de Investimentos; Consultor em gestão de BSC (Balanced Scorecard) e EVA (Economic Value Added); Instrutor/Moderador credenciado para aplicação do BEST GAME (BUSINESS EXPENSES SAVINGS TRAINING GAME) pelo ICCAPE; credenciado para aplicação do GAMA, com repasse de conhecimentos de tecnologia alemã, através da parceria entre Kreishandwerkerschaft ESSEN - Câmara de Artes e Ofícios de Essen, FEDERAMINAS e SEBRAE; consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de Finanças e de Plano de Negócios; Instrutor/Moderador/Criador do Projeto Catchball (produto de desenvolvimento orientado para competências gerenciais); Professor Universitário das seguintes disciplinas: Administração Financeira I e II, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo com Aplicação de Jogos de Empresas, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Custos e Finanças no Varejo, Análise de Decisão de Investimento e Teoria Econômica, Gestão de Orçamento e Custos; Professor de Pós-Graduação com a disciplina Gestão de Custos e Formação de Preços, Orientador de Projetos de Conclusão de Curso.

José Luciano S. Furtado

Formação: Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1978; Especialização em Gestão e Marketing – Fundação Instituto de Administração da USP, Fundação Dom Cabral, RFFSA/RJ, Bureau Véritas e Universidade Martins de Varejo; MBA – Gestão Estratégica do Varejo – FATEC – Comércio

Engenheiro Civil ; Diretor Proprietário de Loja de Vestuário; Diretor Proprietário de Empresa de Consultoria no Ramo de Engenharia; Diretor Proprietário de Casa Lotérica; Diretor Proprietário da Fleury Furtado Gestão e Marketing Ltda (cursos e palestras, “In Company”, de Gestão e Marketing). Consultor/Professor/Palestrante nas áreas de Gestão e Marketing (20 anos: RFFSA, SEBRAE, SENAC, Fatec -Comércio, WOli – Consultoria e Treinamento Ltda). Professor de Graduação em Marketing, Gestão de RH, Logística e Pós Graduação em Gestão de Negócios, da Fatec-Comércio e UNA.

Dácio Barroso Nunes

Formação: Pós-graduado em Qualidade e Competitividade pelo CEPEAD-UFMG. Graduado em Ciencias Contábeis e Administração de Empresas - Newton Paiva.

Com 18 anos de vivência na área de controladoria, ocupando cargos de gerência e diretoria em empresas dos seguimentos de cosméticos, alimentícios, moda, química e metalurgia. Sempre atuou em projetos com foco orientado à maximização de resultados, utilizando-se de ferramentas estratégicas, como: Orçamento Empresarial, Análise de Custos, Viabilidade Econômica e Financeira, Avaliação de Empresas, Gestão de Tributos, Gestão de Fluxo de Caixa e Planejamento Estratégico. Desenvolveu projetos em várias empresas, dentre elas: Vilma Alimentos, Unilever, Kanechomn, Pirata Alimentos, Riconi Alimentos, Amaforte Distribuidora, Buffet Célia Soutto Mayor e Silvia Rabello.

Luiz Alberto Chaves

chaves@claccpar.com.br
Sócio e Diretor da CLA – empresa de consultoria que atua nas áreas de Estratégia, Organização, finanças, Gente e Gestão, com foco na melhoria de performance dos clientes. Graduado em Engenharia Civil com Pós-Graduação pela Fundação João Pinheiro, MBA pela USP, especialização e Gestão de Recursos Corporativos pelo IMD – Suíça e Gestão Internacional de negócios pela Universidade de Toronto – Canadá. Mais de 25 anos de experiência na gestão de empresas de grande e médio porte no Brasil, com plantas industriais também no exterior, ocupando funções de CEO e/ou Alta Direção, em empresas dos ramos industrial (Metalúrgica, Siderúrgica e Papel e Celulose), Mineração (Ferro, Níquel, Bauxita, Magnésio e Zinco), Incorporações Imobiliárias (loteamentos abertos e condomínios fechados de alto padrão), Florestal (Florestas para produção de celulose e carvão para siderurgia) e Energia (geração hidroelétrica). Atua também como Conselheiro de empresas de diversos segmentos. Coaching para executivos. Fundador e Gestor do IPEMARELO Instituto de Sustentabilidade. Foi diretor da Votorantim Metais e da Cia Suzano de Papel e Celulose.

Marco Antônio de Albuquerque Santos

Engenheiro eletricista pela PUC MG em 1980 e MBA em Gestão Empresarial pela FGV em 2002, atua em atividades comerciais desde 1978, em telecomunicações desde 1983, em funções gerenciais desde 1991 e em treinamento/docência/consultoria desde 1992, tendo construído a sua carreira em empresas como a Shell Brasil, EMBRATEL e Intelig Telecomunicações entre outras. Atualmente desempenha a função de Gerente de Engenharia & TI na Di-Elétrons Eletrônica Industrial, também atuando como professor local da FGV, nas disciplinas Tecnologia da Informação, Técnicas de Apresentações Empresariais e Negociação, no curso de Pós-Graduação denominado Pós-Adm. Visando o aprimoramento das suas competências como professor, instrutor e consultor, é atualmente aluno do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo.

Plinio da Franca

Cientista Social pela UFMG, palestrante a nível nacional, pesquisador de comportamentos do mercado consumidor, com especializações em Psicologia Social, Administração Mercadológica, Desenvolvimento Humano, Dinâmica de Grupo, Psicodrama, PNL-Programação Neurolingüística e Técnicas de Administração de Treinamentos. Atua há mais de duas décadas como consultor de desenvolvimento humano e empresarial com várias especializações. Sua contribuição tem sido de grande valia para as empresas que atuou, que até prêmio nacional e internacional já obtiveram.

É autor do PDCR-Programa de Desenvolvimento da Competência Relacional com reconhecimento científico pela International Society of Psychotherapy, Group Dynamic and Psycodrama. Plínio da Franca tem uma coluna no jornal O Estado RJ, onde abordará temas referentes ao comportamento humano e as questões da gestão do conhecimento e do trabalho, oferecendo dicas e sugestões à eficiência empresarial e sua sustentabilidade.

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